Ambliopia. O que é e como tratar?

Óculos para tratar estrabismo
18 de junho de 2018
Estrabismo pode acontecer no adulto?
28 de junho de 2018

ambliopismo

Ambliopia, afinal de contas, o que é ?

Ambliopia é uma condição oftalmológica conhecida popularmente como “olho preguiçoso”. É a causa mais comum de baixa acuidade visual em crianças e adolescentes. Não é um problema diretamente nos olhos, e sim na região cerebral que corresponde à visão e que não foi estimulada adequadamente na fase de desenvolvimento. 👇
Qualquer condição durante a infância que interfira com o foco da imagem que é formada no olho e levada até o cérebro pode levar ao aparecimento da ambliopia. Erros de refração (como astigmatismo, hipermetropia, miopia) e o estrabismo são as principais causas. Como a ambliopia não causa sintomas visíveis, pode passar despercebida pela criança e pelos pais, por isso é extremamente importante um acompanhamento oftalmológico.

Se não tratada precocemente acarreta baixa visão para o resto da vida.
O tratamento da ambliopia vai depender da intensidade, da causa e da idade do paciente. Entretanto, no geral é indicado o uso do tampão ocular no olho “normal”. Em alguns casos um colírio também pode ser receitado. Isso para estimular o olho amblíope. Quanto antes iniciado o tratamento melhores são os resultados. As melhores respostas são observadas em pacientes com menos de 4 anos de idade. Após os 7 anos vai ficando cada vez mais difícil reverter o quadro.
O tratamento da ambliopia é trabalhoso e depende de um esforço conjunto de toda a família. O médico oftalmologista não só identifica e orienta o tratamento mas também pode ajudar a estimular o melhor uso da oclusão para aumentar a aderência da criança ao tratamento.