Benefícios da Cirurgia do Estrabismo

Os efeitos do Estrabismo na Qualidade de Vida
1 de setembro de 2020
Doenças Mentais e Estrabismo em Adultos
15 de dezembro de 2020

Quais são os benefícios da cirurgia do estrabismo? Além dos problemas de visão, pessoas de todas as idades com estrabismo perceptível podem ter dificuldades psicossociais.

Entende-se por psicossocial o que compreende simultaneamente a psicologia individual e a vida social. Essas pessoas também podem sofrer um impacto socioeconômico e sentirem sua autoestima afetada. Isso tudo faz parte dos efeitos do estrabismo na qualidade de vida.

Um estudo realizado por  Br J Ophthalmol concluiu que a cirurgia do estrabismo em adultos oferece melhorias significativas para o funcionamento psicológico e físico do paciente, trazendo também benefícios psicossociais.

Neste artigo falaremos mais sobre esse estudo e sobre todos os benefícios que a cirurgia do estrabismo pode proporcionar em adultos. 

Benefícios da Cirurgia do Estrabismo

Cirurgia do Estrabismo, quando fazer?

Antes de tudo devemos esclarecer que nem todos os tipos de estrabismo terão indicação cirúrgica. Existem outros tratamentos, como uso de óculos de correção, exercícios oculares e tampão ocular que podem ajudar a obter os mesmos resultados e melhorar a visão, sem que seja necessário fazer a cirurgia.

Quanto mais cedo o estrabismo for diagnosticado e, se possível operado, melhor. Mas não existe uma idade limite para realizar a cirurgia – adultos e crianças podem operar se houver indicação clínica. É fundamental consultar um Oftalmologista para avaliar o tipo de estrabismo e quais as consequências que ele pode provocar, optando pela melhor forma de tratamento, o que inclui a cirurgia do estrabismo

Quero realizar a cirurgia do estrabismo, o que faço?

Para se obter a indicação de cirurgia, é preciso que um médico oftalmologista, após exames criteriosos, ateste a necessidade e encaminhe o paciente para a cirurgia. Apenas com a indicação médica o paciente pode se submeter à cirurgia de estrabismo. Para saber se o seu caso requer esse tipo procedimento, consulte um especialista de sua confiança.

Quanto tempo leva a recuperação de uma cirurgia de estrabismo?

O tempo da cirurgia depende de quantos músculos serão operados e pode variar entre 20 minutos e 1h30. 

A recuperação é um processo que pode variar entre os pacientes mas a média de afastamento das atividades gerais é de 7 dias e a recuperação completa ocorre por volta de 30 dias.

Quais são os riscos da Cirurgia do Estrabismo?

Assim como qualquer intervenção cirúrgica, a cirurgia do estrabismo apresenta riscos como infecções oculares, sangramento e redução da visão. No entanto, esses riscos são pouco comuns e a maioria dos procedimentos é bem-sucedido. 

Caso a Cirurgia de Estrabismo for indicada para o seu caso, procure por um Oftalmologista de sua confiança para realizar tal procedimento. Além disso, siga à risca todas as orientações pós-operatórias indicadas pelo médico. Sendo assim, não há o que temer e sua cirurgia será um sucesso.

A Cirurgia do Estrabismo dói?

A anestesia impede que o paciente sinta dor durante a cirurgia. Contudo, dores, vermelhidão e irritação nos olhos podem surgir no pós-operatório, mas são facilmente amenizadas com analgésicos e anti-inflamatórios receitados pelo Oftalmologista.

Estudo sobre os benefícios Psicossociais da Cirurgia do Estrabismo em Adultos

No estudo anteriormente citado, 46 participantes foram entrevistados em suas consultas 6 semanas antes da cirurgia e 3 meses depois da cirurgia do estrabismo. Assim, medidas padronizadas de ansiedade e depressão, ansiedade social e qualidade de vida foram acompanhadas.

Este estudo mostra que, para a maioria dos pacientes, a cirurgia de estrabismo resulta em benefícios psicossociais significativos para o ajuste psicológico e para as avaliações dos pacientes sobre sua própria aparência, melhorando muito sua autoestima

Após a cirurgia, as médias do grupo foram indicativas de melhorias significativas nas medidas de ansiedade social e evitação social. A cirurgia do estrabismo também teve um impacto favorável na qualidade de vida física e psicológica, ansiedade e depressão.

Qual é a situação psicossocial dos adultos que procuram a cirurgia?

As condições do estrabismo que resultam em uma diferença em sua aparência estão associadas a um sofrimento considerável para muitos adultos. A autoestima é essencial para se sentir bem e ser feliz. Se o estrabismo afeta sua autoestima, procure ajuda!

A intervenção cirúrgica diminui o sofrimento psicológico?

Cerca de 85% dos participantes do estudo relataram um impacto positivo em suas vidas, embora alguns aspectos da cirurgia tenham sido traumáticos.

E 95% dos participantes do estudo relataram mudanças positivas na aparência, relacionamentos com amigos, autoconfiança e autoestima.

Existe relação entre as características do estrabismo e o sofrimento psicossocial?

Há pouca relação entre a gravidade da desfiguração e a quantidade de sofrimento experimentado pelas pessoas afetadas. Ou seja, não importa o grau de estrabismo, o sofrimento é o mesmo para desvios maiores ou menores. 

Pesquisas indicam que pessoas com estrabismo esotrópico (desvio para dentro) são mais percebidas negativamente por outras pessoas do que pessoas com estrabismo exotrópico (desvio para fora).

Fonte do estudo: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC1857157/

A Cirurgia do Estrabismo vale a pena?

Além dos benefícios psicossociais comprovados pelo estudo, existem outros benefícios ao realizar a cirurgia do estrabismo:

Cirurgia simples e de rápida recuperação: a cirurgia acontece por meio de uma incisão na região onde os nervos que controlam os olhos se encontram. A partir daí, o médico oftalmologista vai ajustar o comprimento dos nervos, fazendo com que o globo ocular encontre seu eixo e também o paralelismo adequado. Saiba mais em cirurgia do estrabismo.

Recuperação da Visão Binocular: A maioria dos adultos vai experimentar alguma melhora na visão binocular após cirurgia de estrabismo, mesmo que o estrabismo seja de longa data. E em alguns casos, ocorre a recuperação total da esteropsia. Assim, é possível assistir filmes em 3D.

Melhora da Diplopia: Uma outra condição que também apresenta melhora com a cirurgia de estrabismo é a diplopia, mais conhecida como visão dupla.

Melhora da Estética: e por último, mas não menos importante, temos a melhora da estética facial, que está diretamente ligada a autoestima. 

Se você tem Estrabismo e gostaria de corrigi-lo, busque a ajuda de um Oftalmologista de sua confiança! E lembre-se sempre: o Estrabismo não te define!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir conversa
Posso Ajudar?