Como funciona o botox para estrabismo infantil e adulto
O tratamento com Botox em pacientes com estrabismo existe há 20 anos e foi testado pela primeira vez nos Estados Unidos. No Brasil, a toxina botulínica é permitida para oito indicações cosméticas e terapêuticas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
O Botox bloqueia a acetilcolina, o neurotransmissor encarregado por levar os pulsos elétricos ao músculo. Dessa forma, o músculo não recebe o sinal e não é tensionado.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Apenas alguns casos podem se beneficiar desse procedimento. Para a maioria dos casos ele até agora não se mostrou mais efetivo do que a cirurgia.
Aplicação de botox para estrabismo – Como funciona e efeitos colaterais
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Caso a aplicação de botox seja indicada para você, ela costuma ser feita em centro cirúrgico e sob sedação. Com uma pinça especial o médico conseguirá isolar o músculo e aplicar a toxina dentro dele.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Alguns efeitos colaterais são olhos vermelhos após o procedimento, diplopia, e ptose palpebral (queda da pálpebra).
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
O efeito não é imediato e começa a ser observado a partir de 5 dias da aplicação. A decisão sobre uma nova aplicação depende da resposta individual.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Procure um Oftalmologista especialista em estrabismo para que um diagnóstico preciso seja feito e você possa entender os possíveis tratamentos para o seu caso.
Quer saber mais sobre outros
tratamentos para estrabismo? Clique aqui e confira o post sobre
cirurgia de estrabismo.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀