Ceratocone
12 de dezembro de 2018
Cuidados Com As Crianças Nas Férias
21 de dezembro de 2018

A catarata congênita é a opacidade parcial ou total do cristalino, o que reduz a acuidade visual. Sendo a principal causa da cegueira em crianças.

Ela está presente desde o momento do nascimento e por conta disso, é possível identificá-la através do Teste do Olhinho (Teste do Reflexo Vermelho). Que é realizado pelos Pediatras nas primeiras 72 horas de vida ou na primeira consulta.

Mas, em alguns casos, o diagnóstico pode levar até meses. Sendo notado pelos pais, ao observarem a presença de uma mancha esbranquiçada sobre o olho do bebê. Ou em fotos apenas um dos olhos apresentar o reflexo vermelho do flash da máquina fotográfica.

As causas mais comuns para catarata congênita são:
  • Distúrbios metabólicos durante a gravidez.
  • Deformidade no desenvolvimento do crânio do bebê.
  • Infecção da mãe durante a gravidez com toxoplasmose, rubéola, herpes ou citomegalovírus.

Já o tratamento vai depender da intensidade da opacidade, déficit visual, alterações oculares, idade e se é uni ou binocular (em único olho ou em ambos).

Nos casos de opacidade total do cristalino o mais comum é a cirurgia para substituição do cristalino por intervenção cirúrgica, que deve ser feita entre as 6 semanas de vida e os 3 meses.

Caso a doença seja diagnosticada, é importante que um Oftalmologista seja procurado para determinar o plano de tratamento mais adequado.