A catarata congênita é a opacidade parcial ou total do cristalino, o que reduz a acuidade visual. Sendo a principal causa da cegueira em crianças.
Ela está presente desde o momento do nascimento e por conta disso, é possível identificá-la através do Teste do Olhinho (Teste do Reflexo Vermelho). Que é realizado pelos Pediatras nas primeiras 72 horas de vida ou na primeira consulta.
Mas, em alguns casos, o diagnóstico pode levar até meses. Sendo notado pelos pais, ao observarem a presença de uma mancha esbranquiçada sobre o olho do bebê. Ou em fotos apenas um dos olhos apresentar o reflexo vermelho do flash da máquina fotográfica.
Já o tratamento vai depender da intensidade da opacidade, déficit visual, alterações oculares, idade e se é uni ou binocular (em único olho ou em ambos).
Nos casos de opacidade total do cristalino o mais comum é a cirurgia para substituição do cristalino por intervenção cirúrgica, que deve ser feita entre as 6 semanas de vida e os 3 meses.
Caso a doença seja diagnosticada, é importante que um Oftalmologista seja procurado para determinar o plano de tratamento mais adequado.