Tablet e Smartphones podem prejudicar a visão do seu bebê?

Quando levar seu filho ao oftalmologista
4 de março de 2019
Dificuldade de Aprendizado e Visão
19 de março de 2019

O uso de dispositivos eletrônicos, como tablets e smartphones, é algo cada vez mais comum, inclusive pelas crianças. Esse primeiro contato com a tecnologia está começando cada vez mais cedo.

O principal problema do uso excessivo destes dispositivos por bebês e crianças é sua interferência no processo de emetropização do olho. Emétrope é todo o indivíduo que não tem nenhum grau nos olhos. Em todos nós, o olho do nascimento até ao redor dos 20 anos tentou ficar emétrope. Diversos fatores influenciam no grau que teremos ao redor dos 20 anos, entre eles fatores genéticos e ambientais.

Dentre os fatores ambientais que mais contribuem para o aparecimento de miopia é o uso excessivo de dispositivos eletrônicos. Porque ao fazer uso desses aparelhos a criança fica com a visão focada apenas para perto. Além disso, passar a maior parte do dia em ambientes internos, com pouca ou nenhuma exposição à luz solar é outro fator que contribui para o surgimento cada vez mais precoce da miopia.

A academia americana de pediatria recomenda por diversos motivos tempo de tela igual a ZERO em bebês até 2 anos de vida. Na prática, sabemos que nos dias atuais isto é praticamente impossível.

Assim, qualquer bebê, criança ou adolescente deve ter monitorado o seu tempo de tela. Em intervalos regulares, a cada 20/30 minutos a criança deve ser estimulada a mudar o foco e olhar para longe. Em bebês e crianças é recomendado que parem essas atividades e passem para brincadeiras que estimulem o foco visual para longe. De preferência ao ar livre.

Ao utilizarem celulares /tablet e computadores as crianças devem ser orientadas a deixar os aparelhos mais afastados do rosto. De preferência a um braço de distância.

Em todas as idades o uso excessivo de eletrônicos pode causar olho seco, dores de cabeça e fadiga visual.
Mas em bebês, crianças e adolescentes nos quais os olhos ainda estão em desenvolvimento, o abuso pode ocasionar o aparecimento mais precoce e mais grave da miopia.

Assim, estimular o uso correto e limitar a exposição as telas é importante para a saúde visual de seu filho. E um hábito saudável que ele levará para a vida adulta.

 

Leia também: Como cuidar da visão das crianças na escola?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *