
Ceratocone é uma doença hereditária de caráter degenerativa, que se manifesta mais entre 10 a 25 anos. A principal característica da doença é a deformação da córnea.
A redução progressiva na espessura central da córnea forma uma saliência similar a um cone. Além disso, ela pode atingir os dois olhos de forma assimétrica, afetando um mais que o outro.
Não é comum que a doença cause cegueira. Mas, sua evolução pode tornar a visão muito embaçada dificultando as atividades do dia a dia.
O tratamento pode ser feito com o uso de óculos, lentes de contato e cirurgia.
- Óculos – é utilizado quando o astigmatismo irregular é baixo e ainda se obtêm acuidade visual aceitável.
- Lentes de Contato – substitui o uso dos óculos, com uso de lentes rígidas gás permeável para assegurar a saúde fisiológica da córnea.
- Crosslinking – procedimento cirúrgico, que pode ser usado em conjunto com as lentes de contato. Consiste na aplicação da vitamina B12 diretamente no olho e exposição à luz UV-A, para promover o enrijecimento da córnea, evitando a evolução da doença.
- Implante de anel corneano – consiste na incisão de dois arcos de poli metil metacrilato, com o objetivo de aplanar a córnea, podendo ser uma alternativa ao transplante de córnea.
- Transplante de córnea – nos casos onde os outros tratamentos não atingem mais os resultados esperados. E há o afinamento excessivo da córnea ou cicatrizes corneanas o transplante de córnea pode ser uma opção.
Caso a doença seja diagnosticada, é importante que um Oftalmologista seja procurado para determinar o plano de tratamento mais adequado.
Uma criança ou adolescente com conjuntivite alérgica não pode ter o hábito de coçar os olhos. E todo e qualquer paciente com ceratocone não pode em hipótese alguma coçar os olhos. Porque o ato de coçar leva a um aumento da deformidade corneana.
1 Comentário
Boa tarde
Tenho 37 anos e acabei de descobrir que tenho essa doença nos dois olhos
Ceratocone
Estou desesperada
O médico oftalmologista encaminhou para fazer alguns exames…
Preciso de ajuda
Estou com medo