Conjuntivite alérgica
5 de dezembro de 2018
Catarata congênita
19 de dezembro de 2018

Ceratocone é uma doença hereditária de caráter degenerativa, que se manifesta mais entre 10 a 25 anos. A principal característica da doença é a deformação da córnea.

A redução progressiva na espessura central da córnea forma uma saliência similar a um cone. Além disso, ela pode atingir os dois olhos de forma assimétrica, afetando um mais que o outro.

Não é comum que a doença cause cegueira. Mas, sua evolução pode tornar a visão muito embaçada dificultando as atividades do dia a dia.

O tratamento pode ser feito com o uso de óculos, lentes de contato e cirurgia.

• Óculos – é utilizado quando o astigmatismo irregular é baixo e ainda se obtêm acuidade visual aceitável.
  • Lentes de Contato – substitui o uso dos óculos, com uso de lentes rígidas gás permeável para assegurar a saúde fisiológica da córnea.
  • Crosslinking – procedimento cirúrgico, que pode ser usado em conjunto com as lentes de contato. Consiste na aplicação da vitamina B12 diretamente no olho e exposição à luz UV-A, para promover o enrijecimento da córnea, evitando a evolução da doença.
  • Implante de anel corneano – consiste na incisão de dois arcos de poli metil metacrilato, com o objetivo de aplanar a córnea, podendo ser uma alternativa ao transplante de córnea.
  • Transplante de córnea – nos casos onde os outros tratamentos não atingem mais os resultados esperados. E há o afinamento excessivo da córnea ou cicatrizes corneanas o transplante de córnea pode ser uma opção.

Caso a doença seja diagnosticada, é importante que um Oftalmologista seja procurado para determinar o plano de tratamento mais adequado.

Uma criança ou adolescente com conjuntivite alérgica não pode ter o hábito de coçar os olhos. E todo e qualquer paciente com ceratocone não pode em hipótese alguma coçar os olhos. Porque o ato de coçar leva a um aumento da deformidade corneana.