Como é feita a cirurgia de estrabismo?

Entendendo a visão dupla
17 de julho de 2018
Dificuldade de aprendizado em crianças pode ter causa visual?
8 de agosto de 2018
cirurgia estrabismo
A cirurgia de correção de estrabismo é indicada a pacientes que possuam desvio ocular aparente ou diplopia. Tendo condições clínicas e desejo, a cirurgia de estrabismo pode ser realizada em qualquer paciente independente da idade.
 ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Mas, como a cirurgia é feita?  Para crianças é sempre realizada  sob anestesia geral. Em adultos é possível optar pela anestesia geral ou local com sedação – sendo esta escolha sendo feita pelo cirurgião.  Confira nesse post informações sobre estrabismo em adultos.
 ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A cirurgia é realizada alterando a posição dos músculos oculares de forma a deixá-los mais fracos (retrocesso do músculo) ou mais fortes (ressecção do músculo). Às vezes é realizada apenas em um olho, em outras são operados os dois olhos simultaneamente. A quantidade de músculos em que se executará o procedimento irá depender do tipo e da magnitude do desvio. Para a cirurgia são utilizados fios absorvíveis, isto é, os pontos caem sozinhos.
 ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Como é o pós-operatório? O tempo de observação é de algumas horas e o paciente pode ir para casa no mesmo dia. É recomendado repouso na primeira semana e evitar esportes que exigem contato ou esforço físico mais intenso nos primeiros 15/30dias dias, assim como mergulhar em água do mar e piscina .
 ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Nos primeiros dias após a cirurgia é esperado que os olhos fiquem vermelhos, lacrimejando, com sensação de areia e apresentem dor a movimentação ocular. Tais sintomas vão ficando mais brandos com o passar dos dias, e normalmente após uma semana o incomodo é leve.
 ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Infelizmente a cirurgia de estrabismo não é sinônimo de cura. Na maioria dos casos há uma melhora importante após uma única cirurgia, mas em alguns casos é necessário uma nova cirurgia para se conseguir o alinhamento ocular.
 ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
E com o passar dos anos o estrabismo pode voltar, e nestes casos, se o paciente desejar, pode ser realizado novo procedimento.
 ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Ficou com alguma dúvida ou gostaria de me enviar uma mensagem? Me envie sua mensagem através do formulário abaixo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *