Porque óculos escuros comprados em lugares duvidosos devem ser evitados?

Tampão para Crianças e Bebês
14 de abril de 2019

Os óculos escuros servem como uma proteção para nossos olhos dos raios UV-A e UV-B ou como bloqueadores da radiação UV até os 40nm.

Por conta disso, é fundamental para saúde nos olhos que os óculos sejam usados até mesmo em dias nublados. Atenção especial para casos em que há exposição prolongada a grandes superfícies refletoras como areia, neve ou água, os óculos são necessários também nesses ambientes.

Quais são os danos causados pela não uso dos óculos escuros?

As consequências por não usar os óculos escuros com regularidade podem ser:

  • Fotofobia – é a sensibilidade aguda às condições normais de luz
  • Degeneração macular – é uma doença que ocorre na retina e pode levar à perda progressiva da visão central em pessoas com mais de 50 anos, principalmente de pele clara.
  • Catarata – o envelhecimento do cristalino pode ocorrer de forma mais rápida
  • Pterígio – a exposição solar favorece seu aparecimento, e em pacientes que já operaram favorece a recidiva.

Por que devemos comprar óculos escuros de qualidade?

Optar por adquirir óculos escuros em estabelecimentos comerciais não especializados ou certificados também pode ter consequências para a visão. Isso porque esses óculos podem não possuir a proteção suficiente. Fazendo com que não seja possível proteger os olhos dos raios UV-A e UV-B de forma adequada.

Além disso, ao usarmos lentes escuras, nossa pupila é dilatada. Caso essa lente não tenha a proteção, o efeito pode ser ainda mais danoso do que a não utilização dos óculos. A combinação da pupila dilatada e a lente sem proteção permite uma maior passagem dos raios ultravioletas. Causando ainda mais danos aos olhos do que a não utilização dos óculos escuros.

Por essa razão, devemos sempre verificar se o estabelecimento e a marca que estamos comprando são especializados em óculos escuros e possuem certificados de qualidade.

Tem dificuldade em fazer com que o seu filho use óculos escuros? Saiba mais clicando aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *