Cuidados Com As Crianças Nas Férias

Catarata congênita
19 de dezembro de 2018
Prematuridade e visão
26 de dezembro de 2018

 

Nas férias com as crianças precisamos ter cuidado redobrado. Isso por que é muito comum fazer calor nesse período do ano.

Por causa disso, as crianças adoram estar em contato com a água, seja na piscina ou na praia. Então, precisamos estar preparados para lidar com o cloro da água da piscina e a areia da praia ou do parquinho.

Para isso, devemos ter alguns cuidados, como:

  • Usar óculos de natação – as crianças adoram ficar de olhos abertos embaixo da água. Usar óculos de natação, além de evitar a vermelhidão nos olhos dos pequenos. Ainda reduz a chance de contrair conjuntivite bacteriana através da água da piscina.
  • Usar óculos de sol – não existe uma idade mínima para começar a usar os óculos de sol, então o quanto antes melhor. Os óculos precisam ter a proteção contra os raios ultravioleta do sol – UVA e UVB e as hastes largas para dificultar a passagem dos raios solares pelas laterais. Eles também protegem da Ceratite, que são arranhaduras nas córneas provocadas pela exposição ao sol e ao vento.
  • Cuidados na praia – é preciso orientar as crianças a sempre fecharem os olhos ou usar os óculos de natação sempre que nadarem no mar. O contato direto da córnea com a areia pode causar arranhões e machucar. É importante, também, sempre ficar de olho para que não entre areia nos olhos das crianças enquanto estão montando seus castelinhos na areia.

Mas, além desses cuidados típicos dessa época do verão, precisamos nos atentar as outras doenças e traumas oculares que as crianças também podem adquirir nessa época de férias.

  • Terçol

Não é transmissível. Mas, pode causar incômodo por inchar a pálpebra e deixa-la vermelha. As formas de evitar seu aparecimento, são:

  1. Limpar as pálpebras suavemente todos os dias com água morna e shampoo neutro para bebês;
  2. Evitar colocar a mãozinha ou até coçar os olhos;

Leia mais sobre como evitar terçol aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *