Cuidados na gravidez para prevenção de problemas oculares no bebê

Prevenindo trauma ocular na infância
14 de novembro de 2018
Meu filho tem muito terçol! E agora?
19 de novembro de 2018

Os cuidados para prevenção de problemas oculares no bebê devem começar ainda antes da gravidez. Toda mulher em idade fértil deve tomar a vacina contra a Rubéola antes de engravidar. Como é uma vacina com vírus vivo atenuado, em hipótese alguma deve ser tomada por mulheres grávidas ou que estão tentando engravidar.

Durante o pré-natal seu médico irá lhe receitar um polivitamínico para que não falte nenhum nutriente para o desenvolvimento fetal adequado.

Ele lhe pedirá alguns exames para saber se você já teve contato com algumas doenças infecciosas, além da rubéola, serão testados Toxoplasmose e Citomegalovírus. Essas doenças, caso a mãe as adquira na gravidez podem causar danos ao bebê.

Quais medidas de prevenção deve se ter durante a gravidez?

Se você nunca teve Toxoplasmose (IgG negativo) deve evitar comer carne crua ou mal passada, lavar bem as folhas e vegetais crus antes de consumi-las, e não ter contato direto com fezes de gato.

Se você nunca teve Citomegalovírus deve lavar sempre bem as mãos, o vírus não é transmitido pelo ar. A principal forma de contágio é através de crianças doentes.

Para evitar a infecção pelo Zika vírus a mãe deve usar o repelente sugerido pelo seu ginecologista. E usar roupas que cubram boa parte da pele exposta em ambientes com grande quantidade de mosquitos. Lembrar que o repelente nunca deve ser passado sob as roupas, apenas na pele exposta.

E o mais importante, curta sua gravidez. Aproveite esse momento único. Se cuide, fique mais saudável, mas não enlouqueça com neuroses.