Dificuldade de aprendizado em crianças pode ter causa visual?
8 de agosto de 2018
espasmo de acomodacao
Espasmo de Acomodação
27 de agosto de 2018

Dor de cabeça é um sintoma comum para muitas doenças e pode manifestar por muitos motivos.

A dor de cabeça com origem visual costuma ter sua intensidade de fraca a moderada. Na região frontal da face, normalmente, aparece após algum esforços visuais e muitas vezes melhorando após repouso.

Algumas das causas que podem levar a dor são erros refracionais (como miopia, hipermetropia e o astigmatismo) não corrigidos. Além de algumas formas de estrabismo, insuficiência de convergência e uso prolongado e ininterrupto de dispositivos digitais (como computadores, celulares e televisão).

Para entendermos melhor, como funciona o mecanismo de acomodação visual.

Pare para pensar, o foco de um objeto a 6 metros é diferente de um a 30 cm?

Assim como quando usamos um binóculo. Conforme a distância do objeto temos que ajustar o foco para visualizar melhor.

Com o nosso olho ocorre a mesma coisa, há um mecanismo de acomodação (ajuste). Dessa forma, conforme um objeto vai se aproximando, o olho contrai o músculo para “ajustar” o cristalino (lente natural do olho) e com isso mudar seu poder de convergência. Desse modo, o olho consegue naturalmente ajustar o foco as imagens, não importando a que distância elas estejam.⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Essa sobrecarga contínua nos olhos, podem causar alguns efeitos colaterais, tanto em adultos como em crianças, entre eles a dor de cabeça.

Ao investigar as causas de dor de cabeça (cefaleia) é importante caracterizar os sintomas para direcionar o diagnóstico. Caso suspeite que a dor de cabeça tenham a origem visual, é importante visitar um oftalmologista.

Já no caso, de crianças e adolescentes só podemos descartar que a causa da cefaleia não seja de origem visual após um exame de dilatação das pupilas. Isso porque o mecanismo de acomodação é extremamente eficiente para eles.⠀

Sendo que uma criança com um grau alto de hipermetropia pode enxergar perfeitamente. Mas à custa de um grande esforço, que pode ser a causa da cefaleia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *