Estrabismo pode acontecer no adulto?
28 de junho de 2018
Cirurgia Para Correção de Estrabismo em São Paulo
Como é feita a cirurgia de estrabismo?
25 de julho de 2018

visão dupla banner

Você já ouviu falar em visão dupla? Ela ocorre quando o paciente enxerga as imagens duplicadas. Pode ser monocular ou binocular. Na diplopia monocular ao se ocluir um dos olhos a imagem dupla permanece. Já na diplopia binocular a imagem dupla só aparece quando os dois olhos estão abertos, ao se fechar um dos olhos a imagem dupla desaparece.

A causa da visão dupla binocular é o estrabismo.

Em situação normal cada olho forma uma imagem e envia para o cérebro e lá ocorre a fusão dessas duas imagens numa única, para isso acontecer os olhos devem estar alinhados.

Quando os olhos estão desalinhados a fusão das imagens não ocorre. Então duas coisas podem acontecer: ou o cérebro “apaga” uma das imagens e o paciente continua vendo uma imagem só, ou a diplopia irá aparecer.

Nas crianças e em pacientes com baixa visão em um dos olhos normalmente está presente o fenômeno da supressão. E é por isso que na infância o estrabismo pode causar ambliopia e precisa de tratamento precoce.

Nos adultos na maior parte dos casos o aparecimento de estrabismo vem acompanhado de diplopia. Como o estrabismo em adultos pode ter como causa doenças neurológicas como o AVC, é importante que todo adulto com diplopia de aparecimento súbito deva ser avaliado por um neurologista o quanto antes.

A visão dupla é fator muito limitante para realização de atividades diárias. No caso da diplopia binocular o tratamento normalmente é feito com óculos prismáticos ou cirurgia.

Ficou com alguma dúvida ou gostaria de me enviar uma mensagem? Me envie sua mensagem através do formulário abaixo!