Dor de cabeça e visão
21 de agosto de 2018
Exercícios podem curar doenças oculares ?
6 de setembro de 2018
espasmo de acomodacao

Acomodação visual – Afinal de contas, o que é falsa miopia ou espasmo de acomodação?

A acomodação visual, também conhecida como espasmo de acomodação ou  falsa miopia, é mais comum entre as crianças e jovens. Mas, pode ser apresentado em adultos também. Ele se apresenta com sintomas de visão embaçada para longe após horas forçando a vista com imagens próximas.

Ele acontece após um esforço visual para perto como: leitura constante, uso prolongado do computador ou do celular, trabalhos manuais (relojoeiro e joalheiro, bordado), entre outros.

Sintomas de acomodação visual

Os principais sintomas da falsa miopia são: visão embaçada, dor e coceira nos olhos, fadiga ocular e sonolência.

O músculo ciliar, um anel de músculo que altera a forma da lente dentro do olho, funciona como um mecanismo que ajusta a nitidez das imagens. Sua utilização por tempo prolongado com demasiada tensão pode causar o “cansaço” do músculo. Fazendo com que o olho perca a eficiência em ajustar o foco.

Só após um exame médico, normalmente com dilatação dos olhos, é possível firmar o diagnóstico de espasmo de acomodação.

Acomodação visual tratamento

O tratamento do espasmo de acomodação, também conhecido como espasmo acomodativo, é feito normalmente orientando a realização de alguns exercícios para relaxar os olhos e com a adoção de hábitos visuais saudáveis.

Confira outras dicas sobre saúde da visão na nossa seção de Orientações.