Estrabismo pode acontecer no adulto?

Ambliopia. O que é e como tratar?
25 de junho de 2018
Entendendo a visão dupla
17 de julho de 2018

estrabismo_adulto_banner

Recebo muitas perguntas se o estrabismo pode acontecer no adulto e quais são as diferenças entre casos em adultos e crianças.

A principal diferença é que o estrabismo que se inicia na infância muitas vezes leva ao aparecimento de ambliopia. Se não for adequadamente tratada pode acarretar baixa visão em um dos olhos por toda a vida. Já o estrabismo que se inicia na idade adulta não compromete a acuidade visual. Porém, na maioria dos casos, interfere muito na qualidade da visão pois há o aparecimento de visão dupla (diplopia).

Além da diplopia, ao examinar um adulto com estrabismo o médico irá tentar descobrir se o estrabismo é consequência de alguma doença sistêmica, ou se seu aparecimento tem apenas origem ocular.

Muitas vezes são solicitados exames de imagem, tanto do crânio como da órbita, além de exames laboratorias para tentar encontrar uma causa para o desvio. Algumas causas comuns são paralisias de nervos cranianos decorrentes de doenças como o diabetes, orbitopatia de Graves (decorrente de hipertireoidismo), e miastenia gravis.

O tratamento pode ser feito com óculos prismáticos para alívio da diplopia. Esse tratamento é recomendado nos casos em que o desvio é pequeno e não necessita cirurgia. Também pode ser feito através de cirurgia para correção do estrabismo. Nos casos em que a cirurgia está indicada, o sucesso irá depender da causa. Alguns casos tem excelente prognóstisco, outros são mais complicados e muitas vezes podem precisar de mais de uma cirurgia.

Independentemente da idade, se o paciente tiver condições clinicas, se houver indicação cirúrgica, e desejar o procedimento, ele poderá ser realizado.