Exercícios podem curar doenças oculares ?

Espasmo de Acomodação
27 de agosto de 2018
Para que serve o teste do olhinho?
5 de outubro de 2018

 

Exercícios dentro da oftalmologia podem ser usados em alguns casos. Em algumas formas de estrabismo exercícios para fortalecer determinado músculo podem ter resultado.

Nos casos de espasmo de acomodação e insuficiência de convergência o tratamento será orientado se baseando em exercícios de relaxamento no caso do espasmo. E exercícios de fortalecimento no caso da insuficiência de convergência.

Muitas queixas oftalmológicas ocorrem por uso incorreto de dispositivos eletrônicos: como colocar o aparelho muito próximo aos olhos. Passar muitas horas seguidas sem descanso visual. Ou então piscar pouco durante o uso desses dispositivos.

Cansaço no final do dia, cefaleia, olhos vermelhos e irritados podem ser alguns dos sintomas. Em crianças o uso incorreto destes dispositivos pode levar ao aparecimento de erros refracionais como miopia. É importante conversar com seu oftalmologista sobre hábitos saudáveis para a visão.

Agora, em doenças como glaucoma, catarata, descolamento de retina, entre outras, não há qualquer evidencia cientifica que a realização de exercícios possa cura-las. Ou seja, exercícios não curam doenças com dano estrutural.

Agora há o que chamamos de consciência corporal, isto é você pode ou não estar consciente de seus sentidos, de seu corpo. Como qualquer sentindo podemos aprimorar a nossa percepção. Fazer um uso consciente. Mas isso não levará a uma melhor acuidade visual. Ou seja, infelizmente, visão perdida por dano ao nervo óptico por exemplo, não é reversível.

A melhor forma de cuidar da sua saúde é adquirir hábitos saudáveis em sua vida para prevenir doenças como hipertensão e diabetes. Usar de forma adequada dispositivos eletrônicos. E visitar regularmente seu oftalmologista.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *