Exercícios dentro da oftalmologia podem ser usados em alguns casos. Em algumas formas de estrabismo exercícios para fortalecer determinado músculo podem ter resultado.
Nos casos de espasmo de acomodação e insuficiência de convergência o tratamento será orientado se baseando em exercícios de relaxamento no caso do espasmo. E exercícios de fortalecimento no caso da insuficiência de convergência.
Muitas queixas oftalmológicas ocorrem por uso incorreto de dispositivos eletrônicos: como colocar o aparelho muito próximo aos olhos. Passar muitas horas seguidas sem descanso visual. Ou então piscar pouco durante o uso desses dispositivos.
Cansaço no final do dia, cefaleia, olhos vermelhos e irritados podem ser alguns dos sintomas. Em crianças o uso incorreto destes dispositivos pode levar ao aparecimento de erros refracionais como miopia. É importante conversar com seu oftalmologista sobre hábitos saudáveis para a visão.
Agora, em doenças como glaucoma, catarata, descolamento de retina, entre outras, não há qualquer evidencia cientifica que a realização de exercícios possa cura-las. Ou seja, exercícios não curam doenças com dano estrutural.
Agora há o que chamamos de consciência corporal, isto é você pode ou não estar consciente de seus sentidos, de seu corpo. Como qualquer sentindo podemos aprimorar a nossa percepção. Fazer um uso consciente. Mas isso não levará a uma melhor acuidade visual. Ou seja, infelizmente, visão perdida por dano ao nervo óptico por exemplo, não é reversível.
A melhor forma de cuidar da sua saúde é adquirir hábitos saudáveis em sua vida para prevenir doenças como hipertensão e diabetes. Usar de forma adequada dispositivos eletrônicos. E visitar regularmente seu oftalmologista.
2 Comentários
Uso lente de contato 1,25 bem pouco tenho dificuldade de enchergar a distância gostaria de saber qual exercício poderia fazer.
Minha neta nasceu com o olho direito fechado, achavamos pq eta pequena ainda ñ sabia que tinha que abrir e fechar, agora ela está com quase 2 meses e foi confirmado PTOSE, este problema é do parto, ereditário e além da cirurgia existe exercícios que possamos fazer?