O que é o Teste do Olhinho? Para que serve?

Exame oftalmológico: Quando fazer ?
26 de julho de 2016
Meu filho nasceu prematuro, ele enxerga?
26 de julho de 2016

O teste do olhinho, é o teste do reflexo vermelho, que por lei deve ser realizado em todo o recém nascido antes da alta nas maternidades do estado de São Paulo.

É um exame rápido, indolor e que não oferece nenhum risco ao paciente. Para sua realização não é necessário pingar nenhum colírio.

Ele é realizado pelos pediatras na maternidade. Se seu filho nasceu em parto domiciliar o pediatra deverá realizar o teste na primeira consulta.

Utiliza-se um aparelho chamado oftalmoscópio para analisar o eixo óptico do recém-nascido. O normal é enxergar um reflexo vermelho, mesmo efeito do flash de uma câmera fotográfica, ao mirar a fonte luminosa na direção dos olhos do bebê. Quando o reflexo é branco ou preto pode haver alguma obstrução do eixo óptico causada por doenças como catarata, glaucoma congenito grave, hemorragias, entre outras causas.

O teste do olhinho não substitui o exame oftalmológico, é uma triagem para detectar problemas congênitos que necessitam de acompanhamento oftalmológico imediato.

O teste do olhinho não detecta retinopatia da prematuridade, casos de glaucoma congenito iniciais, assim como qualquer outra doença que não bloquei a entrada da luz para dentro do olho.

Este teste é fundamental para diminuir a incidencia de cegueira infantil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *