Óculos escuros para bebês e crianças – é obrigatório?

Prematuridade e visão
26 de dezembro de 2018
Como cuidar da visão das crianças na escola?
31 de janeiro de 2019

Ao contrário do que muitos pais pensam, é muito importante que as crianças também utilizem óculos escuros.

Não só quando estão expostas diretamente ao sol, mas também nos dias nublados ou quando vão praticar alguma atividade em grandes superfícies refletoras, como água, areia ou neve.

O recomendado é evitar os horários de maior intensidade de radiação solar, que são entre ás 10:00 e ás 16:00.

Como escolher os óculos para as crianças?

• As lentes devem bloquear 99-100 por cento da radiação UV-A e UV-B ou bloquear a radiação UV até os 400 nm;

• A cor da lente não está relacionada a sua capacidade de proteção contra a radiação UV.

• Escolha uma armação leve e confortável. Se a criança já for maior deixe ela participar da escolha. As armações também devem ser resistentes, e não devem conter partes salientes, para evitar acidentes e possíveis traumatismos.

• Escolha sempre óculos originais. Óculos escuros adquiridos em camelôs não terão a proteção adequada, e ao usarmos lentes escuras nossa pupila se dilata permitindo a passagem de mais raios ultravioletas. Assim, óculos escuros só com proteção UV!!!!

Como fazer as crianças usarem os óculos escuros?

Mesmo tendo muito incômodo com a exposição à luz algumas crianças podem dar verdadeiros bailes nos pais na hora de usar o acessório.

Aqui vão algumas dicas para tentar convencer o pequeno rebelde a aderir aos óculos escuros:

– Envolva a criança no processo de seleção dos óculos e deixe que ele escolha o que mais gosta dentro das regras mínimas de segurança;

– Se for bebê, coloque os óculos escuros todos os dias nele. Aqui vale aquele ditado “água mole em pedra dura, tanto bate até que fura”;

– Dê o exemplo: Mostre que a mamãe, o papai ou até o amiguinho estão usando óculos escuros para proteger seus olhos e ficar ainda mais descolados.

Óculos escuros são importantes para mantermos os olhinhos saudáveis dos pequenos, mas não precisa de neura. Não insista! Se ele não gostou naquele dia, tente novamente no dia seguinte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *