Para que serve o teste do olhinho?

Exercícios podem curar doenças oculares ?
6 de setembro de 2018
Lacrimejamento em Bebês
16 de outubro de 2018

 

O teste do olhinho ou do reflexo vermelho é primeiro exame de vista que deve ser realizado pelo Pediatra em bebês recém-nascidos. Sendo obrigatória por lei a realização antes da alta nas maternidades do Estado de São Paulo. No caso de crianças nascidas em casa, o exame deve ser realizado pelo pediatra na primeira consulta.

O teste do olhinho não dói e é rápido. É realizado pelo pediatra através de um aparelho (o retinoscópio) projeta uma luz nos olhos do recém-nascido. Não é necessário o uso de colírios para dilatar a pupila. Assim é um exame que não causa nenhum desconforto para o bebê.

Quando a luz do aparelho é refletida de cor avermelhada, alaranjada ou amarelada significa que as estruturas dos olhos do bebê estão saudáveis. Porém, quando a luz refletida é esbranquiçada ou de forma diferente entre os olhos, a criança deve ser encaminhada ao Oftalmologista o quanto antes para fazer uma avaliação completa.

O teste é uma triagem para detectar problemas congênitos que necessitam de acompanhamento oftalmológico imediato, como catarata congênita por exemplo.

Quando o teste do olhinho é normal, o primeiro exame oftalmológico deve ser realizado entre 6 meses e 2 anos de idade, a depender do histórico da criança e de seus familiares.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *