Óculos para tratar estrabismo

Quando uma criança precisa usar óculos?
3 de maio de 2018
Ambliopia. O que é e como tratar?
25 de junho de 2018
Imagem3

Recebo muitas dúvidas com relação ao uso de óculos para tratar estrabismo. O objetivo desse post é esclarecer as dúvidas mais comuns, espero que seja útil!

A avaliação do grau (refração) dos pacientes com estrabismo é fundamental. Mas não necessariamente todos irão precisar ou irão se beneficiar dos óculos, ou seja, nem todos precisam de óculos para tratar estrabismo.

Tudo vai depender do tipo de desvio e do grau do paciente. Desvios verticais normalmente não sofrem muita influência da refração.

Já os desvios horizontais, principalmente o desvio convergente (esotropia), podem sofrer grande alteração com o uso dos óculos. Isso porque, pacientes com hipermetropia (grau positivo) para compensar o grau usam um músculo para focar que estimula a convergência. O que nos estrábicos pode influenciar na magnitude do desvio. Quando isto ocorre, o desvio é do tipo acomodativo.

A miopia de maneira geral não modifica o desvio convergente, mas pode descompensar um desvio divergente. Pacientes que desviam seus olhos para fora de maneira intermitente, devem usar seus óculos de miopia ou astigmatismo para ajudar no controle do desvio.

Seu filho já foi diagnosticado e foi recomendado o uso de óculos? Confira nesse post dicas de como lidar com a situação de maneira a encorajar e apoia-lo.

Quer saber mais sobre o estrabismo? Confira essa entrevista que dei para o blog Mil Dicas de Mãe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *