..
A miopia ocorre quando a imagem é formada antes de chegar na retina, isto é, na frente dela. Na maioria das pessoas isso acontece porque o olho tem um comprimento axial maior que o normal. Ou seja, é longo, por isso indivíduos míopes enxergam mal de longe.
Segundo a Academia Americana de Oftalmologia (AAO), é estimado que até 2050 cerca de 50% da população mundial tenha desenvolvido esse problema de visão. Isso corresponde a um aumento de 83% dos casos de miopia em todo o mundo, uma vez que atualmente os casos atingem de 11 a 36% da população global. Na Ásia, já há uma incidência em 90% da população.
A probabilidade de desenvolver outros problemas visuais são maiores em pacientes com miopia. Há uma série de alterações no olho do míope que deixa ele mais propenso a outras doenças oculares.
Os riscos aumentam, principalmente se o paciente tem acima de 5 graus. Nesse caso ele tem mais chance de desenvolver problemas como glaucoma, descolamento de retina, estrabismo e catarata.
Quanto maior o grau de miopia, maior o risco. Mesmo naqueles pacientes que realizaram cirurgia para correção do grau (cirurgia refrativa).
Apesar de ter um fator genético de extrema importância, a miopia não é uma doença desenvolvida apenas através da herança genética.
Embora as questões genéticas não possam ser alteradas, podemos modificar algumas questões ambientais, que incluem nosso estilo de vida e como usamos o mundo que está ao nosso redor. A adoção de hábitos saudáveis pode contribuir para que haja menos casos de miopia entre as crianças e os adolescentes.
A exposição aos fatores de risco, como o uso prolongado de dispositivos eletrônicos, pouca exposição à luz solar e leitura em excesso, podem contribuir no desenvolvimento da doença, até mesmo naqueles pacientes que não possuem a predisposição genética.
Estudos recentes comprovam que a exposição aos raios solares estimula a produção de dopamina. Substância que evita que o olho cresça alongado, distorcendo o foco de luz que entra no globo ocular.
Estudos foram realizados recentemente por pesquisadores na China em 693 crianças ainda no primeiro grau escolar. Dentre as crianças pesquisadas, 267 foram incentivadas durante o período de 1 ano a realizarem 11 horas de atividades ao ar livre por semana durante o período de aulas. Enquanto as outras crianças mantiveram suas rotinas escolares normais.
No final do tempo da pesquisa, foi constatado que a exposição aos raios solares reduziu consideravelmente o progresso da miopia entre as crianças pesquisadas, assim como o alongamento do olho. Essa redução alcançou uma diminuição do risco do progresso rápido da miopia em 54% entre as crianças míopes e não-míopes.
A correção óptica feita através da cirurgia a laser reduz o grau de miopia a zero, fazendo com que o paciente volte a enxergar normalmente sem o auxílio dos óculos. Porém, o olho não deixa de ser míope.
O que significa que o crescimento ocular recorrente da miopia pelo qual o olho passou não é reversível. O paciente ainda está sujeito às complicações decorrentes desse crescimento.
Por isso, quando você for ao oftalmologista, informe que fez cirurgia de miopia e qual era o seu grau.
A miopia, uma vez presente durante a infância ou adolescência, tem a tendência de aumentar seu grau durante toda a vida. Isso porque conforme o olho vai crescendo, a miopia aumenta junto.
Para prevenir a miopia, é recomendável evitar usar por muito tempo dispositivos eletrônicos como celulares, computadores e tablets. Além disso, a cada 20 – 30 minutos fazer pausas, para ir brincar de outras coisas e sair um pouco da frente das telas. A exposição a luz solar também é muito importante.
A leitura em excesso pode ser prejudicial à visão, entretanto, é muito improvável que a criança passe de 1 a 2 horas sem tirar os olhos do livro. Mas, se ela fizer isso, estará correndo o mesmo risco do uso do celular.
No entanto, a miopia causada por leitura em excesso é difícil isso acontecer, porque o papel não prende tanta atenção: a criança olhará ao redor e não ficará tão fixa e focada no livro.
Já com os celulares, tablets e computadores, elas passam horas concentradas, muitas vezes sem piscar, e deixam o aparelho muito próximo do rosto.
A prevenção é o melhor caminho. Por isso é muito importante orientar crianças e jovens sobre hábitos saudáveis para a visão!
Leia também Porque óculos escuros comprados em lugares duvidosos devem ser evitados?