Porque a exposição à luz solar diminui as chances da miopia?

Porque óculos escuros comprados em lugares duvidosos devem ser evitados?
15 de maio de 2019
Emetropização
17 de junho de 2019

.. 

A miopia ocorre quando a imagem é formada antes de chegar na retina, isto é, na frente dela. Na maioria das pessoas isso acontece porque o olho tem um comprimento axial maior que o normal. Ou seja, é longo, por isso indivíduos míopes enxergam mal de longe.

Segundo a Academia Americana de Oftalmologia (AAO), é estimado que até 2050 cerca de 50% da população mundial tenha desenvolvido esse problema de visão. Isso corresponde a um aumento de 83% dos casos de miopia em todo o mundo, uma vez que atualmente os casos atingem de 11 a 36% da população global. Na Ásia, já há uma incidência em 90% da população.

Porque o aumento da incidência da miopia na população é preocupante?

A probabilidade de desenvolver outros problemas visuais são maiores em pacientes com miopia. Há uma série de alterações no olho do míope que deixa ele mais propenso a outras doenças oculares.

Os riscos aumentam, principalmente se o paciente tem acima de 5 graus. Nesse caso ele tem mais chance de desenvolver problemas como glaucoma, descolamento de retina, estrabismo e catarata.

Quanto maior o grau de miopia, maior o risco. Mesmo naqueles pacientes que realizaram cirurgia para correção do grau (cirurgia refrativa).

A miopia é apenas hereditária?

Apesar de ter um fator genético de extrema importância, a miopia não é uma doença desenvolvida apenas através da herança genética.

Embora as questões genéticas não possam ser alteradas, podemos modificar algumas questões ambientais, que incluem nosso estilo de vida e como usamos o mundo que está ao nosso redor. A adoção de hábitos saudáveis pode contribuir para que haja menos casos de miopia entre as crianças e os adolescentes.

A exposição aos fatores de risco, como o uso prolongado de dispositivos eletrônicos, pouca exposição à luz solar e leitura em excesso, podem contribuir no desenvolvimento da doença, até mesmo naqueles pacientes que não possuem a predisposição genética.

Estudos recentes comprovam que a exposição aos raios solares estimula a produção de dopamina. Substância que evita que o olho cresça alongado, distorcendo o foco de luz que entra no globo ocular.

Então, porque a exposição solar diminui a chances de miopia?

Estudos foram realizados recentemente por pesquisadores na China em 693 crianças ainda no primeiro grau escolar. Dentre as crianças pesquisadas, 267 foram incentivadas durante o período de 1 ano a realizarem 11 horas de atividades ao ar livre por semana durante o período de aulas. Enquanto as outras crianças mantiveram suas rotinas escolares normais.

No final do tempo da pesquisa, foi constatado que a exposição aos raios solares reduziu consideravelmente o progresso da miopia entre as crianças pesquisadas, assim como o alongamento do olho. Essa redução alcançou uma diminuição do risco do progresso rápido da miopia em 54% entre as crianças míopes e não-míopes.

Existe cura para a miopia?

A correção óptica feita através da cirurgia a laser reduz o grau de miopia a zero, fazendo com que o paciente volte a enxergar normalmente sem o auxílio dos óculos. Porém, o olho não deixa de ser míope.

O que significa que o crescimento ocular recorrente da miopia pelo qual o olho passou não é reversível. O paciente ainda está sujeito às complicações decorrentes desse crescimento.

Por isso, quando você for ao oftalmologista, informe que fez cirurgia de miopia e qual era o seu grau. 

Como cuidar das crianças que já possuem miopia? O que fazer para miopia crescer menos?

A miopia, uma vez presente durante a infância ou adolescência tem a tendência de aumentar o grau durante toda a vida. Isso porque conforme o olho vai crescendo, a miopia aumenta junto.

Para prevenir a miopia, é recomendável evitar ficar muito tempo usando dispositivos eletrônicos como celulares, computadores e tablets. Além disso, a cada 20 – 30 minutos fazer pausas, para ir brincar de outras coisas e sair um pouco da frente das telas. A exposição a luz solar também é muito importante.

A leitura em excesso pode ser prejudicial à visão, entretanto, é muito improvável que a criança passe de 1 a 2 horas sem tirar os olhos do livro. Mas, se ela fizer isso, estará correndo o mesmo risco do uso do celular.

Mas, é difícil isso acontecer, porque o papel não prende tanta atenção e a criança olhará ao redor e não ficará tão fixa e focada no livro.

Já com os celulares, tablets e computadores, elas passam horas concentradas,  muitas vezes sem piscam e deixam o aparelho muito próximo do rosto.

Assim, prevenção é o melhor caminho. Por isso é muito importante orientar crianças e jovens sobre hábitos saudáveis para a visão!

Leia também Porque óculos escuros comprados em lugares duvidosos devem ser evitados?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *