Glaucoma
3 de abril de 2019
Porque a exposição à luz solar diminui as chances da miopia?
5 de junho de 2019
Tampão de olho

Tampão de olho infantil – Dra Andrea Greco Muller

O tratamento com tampão de olho para crianças e bebês é recomendado normalmente quando a criança apresenta ambliopia.

A ambliopia é uma condição oftalmológica conhecida popularmente como “olho preguiçoso”. Ela é a causa mais comum de baixa acuidade visual (nitidez) em crianças e adolescentes.

Mas, não se trata de um problema diretamente nos olhos, e sim na região cerebral que corresponde à visão, que não foi estimulada adequadamente na fase de desenvolvimento.

Saiba mais sobre a ambliopia e como tratar clicando no link.

Tratamento com tampão de olho

Consiste na oclusão (tampar) do olho bom, para que o olho com baixo desenvolvimento seja estimulado.

Antigamente era comum o uso de tampão oftalmológico por períodos maiores de oito horas por dia, inclusive de oclusão total.

Porém, estudos recentes mostraram bons resultados mesmo com um menor tempo de oclusão (de duas a seis horas por dia), o que melhora o convívio social e a adesão das crianças.

tampão-de-olho-dra-andrea-greco-muller-01

Tampão de olho – Oftalmologista Vila Olímpia

Quanto tempo usar o tampão ocular?

Horas recomendadas de uso de tampão de olho devem ser prescritas pelo médico oftalmologista que irá avaliar diversos fatores para decidir o que é melhor para seu filho.

Meu filho não quer usar o tampão de olho! O que fazer?

É comum que ocorra uma certa resistência ao uso do tampão de olho pela criança por diversos fatores:

• Em crianças maiores o estigma social é o principal deles. Hoje em dia com um número menor de horas prescritos para o uso do tampão de olho a maioria das crianças pode utilizá-lo fora do período escolar o que facilita a adesão ao tratamento;

• Em crianças menores a oclusão pode ser colocada enquanto ela ainda está dormindo, mas é importante que o tempo de tampão de olho seja contado a partir da hora que a criança acorda;

• Caso seja necessário o uso do tampão oftalmológico na escola é importante o auxílio dos educadores para engajar as outras crianças para ajudar no tratamento. É importante conversar com a criança para que ela se envolva com o tratamento e entenda a importância e o objetivo do uso.

Dica: Tampão de olho personalizado

Para algumas crianças, o tampão de olho personalizado, com estampas divertidas no tampão ocular (como pirata ou Luna, por exemplo) aumentam as chances de aceitação do tampão nos olhos.

tampão-de-olho-estampa-divertida-dra-andrea-greco-muller-01

Tampão de olho estampa divertida – Oftalmologista Vila Olímpia

Tampão de olho como usar

Muitas vezes durante o uso do tampão oftalmológico a criança precisa ser distraída por um adulto com brincadeiras diversas. Incluir o uso de videogame, TV, e computadores também é uma forma de estimular o uso.

tampão-de-olho-como-usar-dra-andrea-greco-muller-01

Tampão de olho como usar – Oftalmologista Vila Olímpia

Crianças com ambliopia mais profunda terão mais dificuldade de aderir ao tratamento, já que a visão do olho amblíope pode ser bem baixa. Nestes casos é importante colocar a criança o mais próximo possível da televisão e de suas atividades, e dependendo da visão é importante a supervisão de um adulto durante o uso do tampão para evitar acidentes.

Tampão de olho onde comprar

O tampão ocular pode ser encontrado na maioria das farmácias. Você também pode buscar lojas especializadas em tampão oftalmológico , buscando diretamente na internet. Antes de comprar, se assegure de que o produto é certificado e feito por um especialista.

A região dos olhos é muito sensível, por isso, evite usar tampão de olho caseiro.

 

Confira a seção de Tratamento Infantil para ter acesso a mais dicas sobre a saúde ocular das crianças.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *