Tampão para Crianças e Bebês

Glaucoma
3 de abril de 2019


O tratamento com tampão para crianças e bebês é recomendado normalmente quando a criança apresenta ambliopia.

A ambliopia é uma condição oftalmológica conhecida popularmente como “olho preguiçoso”. Ela é a causa mais comum de baixa acuidade visual (nitidez) em crianças e adolescentes. Mas, não se trata de um problema diretamente nos olhos, e sim na região cerebral que corresponde à visão, que não foi estimulada adequadamente na fase de desenvolvimento.

O Tratamento

Consiste na oclusão (tampar) do olho bom, para que o olho com baixo desenvolvimento seja estimulado.
Antigamente era comum o uso de oclusão por períodos maiores de oito horas por dia, inclusive de oclusão total. Porém, estudos recentes mostraram bons resultados mesmo com um menor tempo de oclusão (de duas a seis horas por dia), o que melhora o convívio social e a adesão das crianças.

Entretanto, horas recomendadas de oclusão devem ser prescritas pelo médico oftalmologista que irá avaliar diversos fatores para decidir o que é melhor para seu filho.

Meu filho não quer usar o tampão! O que fazer?

É comum que ocorra uma certa resistência ao uso do tampão pela criança por diversos fatores.

• Em crianças maiores o estigma social é o principal deles. Hoje em dia com um número menor de horas prescritos para o uso do tampão a maioria das crianças pode utilizá-lo fora do período escolar o que facilita a adesão ao tratamento.

• Em crianças menores a oclusão pode ser colocada enquanto ela ainda está dormindo, mas é importante que o tempo de tampão seja contado a partir da hora que a criança acorda.

• Caso seja necessário o uso da oclusão na escola é importante o auxílio dos educadores para engajar as outras crianças para ajudar no tratamento. É importante conversar com a criança para que ela se envolva com o tratamento e entenda a importância e o objetivo do uso.
Dica!

Muitas vezes durante o uso do tampão a criança precisa ser distraída por um adulto com brincadeiras diversas. Incluir o uso de videogame, TV, e computadores também é uma forma de estimular o uso.

Crianças com ambliopia mais profunda terão mais dificuldade de aderir ao tratamento, já que a visão do olho amblíope pode ser bem baixa. Nestes casos é importante colocar a criança o mais próximo possível da televisão e de suas atividades, e dependendo da visão é importante a supervisão de um adulto durante o uso do tampão para evitar acidentes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *