Erro refracional em crianças (Miopia / Astigmatismo / Hipermetropia)

O olho funciona como uma câmera fotográfica:

  • Uma abertura ---- a pupila
  • Um mecanismo de foco ---- córnea e cristalino
  • Uma porção foto sensível --- a retina

Para que a imagem seja enxergada de forma nítida os raios de luzes emitidos pelo objeto tem que cair sobre a retina.

 

Hipermetropia - Os raios de luz são focados atrás da retina. Isso ocorre ou porque o olho tem um comprimento menor que o normal (o mais comum); ou seu mecanismo de foco é fraco e não consegue convergir os raios para a retina. A maioria das crianças apesenta algum grau de hipermetropia, que tende a diminuir com o crescimento, e que na maioria dos casos não necessita de óculos.

 

Miopia - A miopia ocorre quando os raios de luz são focados a frente da retina, ou porque o olho tem um comprimento maior que o normal ( o mais comum); ou porque seu mecanismo de foco é mais convergente que o normal. Com o crescimento, a miopia tende a aumentar. Altos graus de miopia estão relacionados com uma maior incidência de glaucoma e descolamento de retina. A incidência de miopia esta aumentando em diversos países, e atinge níveis alarmantes em países asiáticos. Diversas teorias estão sendo propostas, nenhuma com comprovação até o momento. Sugere-se que uma maior exposição a atividades ao ar livre diminua a incidência e a progressão da miopia na infância. Assim como sugere-se que um número limitado para o uso de tablets e celulares pode causar o mesmo efeito. (Sem comprovação cientifica). Atualmente está em investigação o tratamento com um colírio específico em crianças míopes que diminuiria sua progressão. Ainda não há comprovação, mas existem algumas boas evidencias de sua eficácia. Se seu filho é míope converse com um oftalmologista.

 

Astigmatismo - Ocorre quando a córnea é mais curva em um meridiano quando comparado ao outro, o que causa uma distorção das imagens.

Dra. Andrea Greco Muller

Atendemos crianças, adultos e idosos. E a cada um oferecemos um olhar focado às suas necessidades diárias.

Durante a consulta realizamos exames de acuidade visual e refração (testamos o quanto você enxerga e qual será, caso necessário, o grau dos óculos); teste ortóptico (avaliar se o paciente tem algum desvio ocular ou insuficiência de convergência); tonometria de aplanação (medida da pressão ocular) e fundo de olho.

PERFIL COMPLETO