Ocorre quando os olhos perdem o alinhamento ocular, de forma constante ou intermitente.

Toda criança com suspeita de estrabismo deve ser examinada por um oftalmologista. Muitas pessoas tem o conceito que seria melhor esperar a criança atingir 6 anos para passar em consulta. Este é um conceito errado, toda criança com desvio ocular com mais de 6 meses de vida deve ser examinado.

A presença do estrabismo leva a perturbação no desenvolvimento da visão binocular e prejudica o desenvolvimento da esteropsia (visão 3D / visão de profundidade). A consequência mais grave do estrabismo é o desenvolvimento de ambliopia.

A ambliopia ocorre porque quando os olhos estão desalinhados o cérebro interpreta duas imagens diferentes (uma de cada olho) e para evitar a diplopia (visão dupla) o cérebro suprime a imagem do olho torto, o que afeta o seu desenvolvimento.

O tratamento da ambliopia é realizado através de oclusão.

O alinhamento dos olhos pode ser conseguido através do uso dos óculos apenas, óculos + cirurgia, ou cirurgia apenas.

A visão binocular e estereopsia pode ou não ser recuperada dependendo do caso.

O tratamento do estrabismo visa a melhora funcional e estética.

A cirurgia isoladamente não substitui o tratamento da oclusão. A cirurgia consegue o realinhamento motor, o estimulo visual é realizado através do uso dos óculos, oclusão e exercícios(em alguns casos).

Existem diversos tipos de estrabismo, de forma geral são classificados de acordo com a direção que o olho desvia. Esotropia (ET - desvio para dentro), Exotropia (XT - desvio para fora), Hipotropia (HoT - desvio para baixo), Hipertropia (HT - desvio para cima).

A maioria dos estrabismos não possui causa determinada, isto é, não sabemos exatamente por que ocorre. Há uma alteração no controle neuromuscular do movimento dos olhos. Mas porque isto ocorre ainda não foi definido.

Alguns casos de estrabismo são causados por paralisias de nervos cranianos (nervos responsáveis pela movimentação ocular), estas paralisia são mais comuns em idosos, mas podem igualmente ocorrer em crianças. A maioria das crianças com estrabismo por paralisia de nervos cranianos irá necessitar de uma investigação neurológica.

Dra. Andrea Greco Muller

Atendemos crianças, adultos e idosos. E a cada um oferecemos um olhar focado às suas necessidades diárias.

Durante a consulta realizamos exames de acuidade visual e refração (testamos o quanto você enxerga e qual será, caso necessário, o grau dos óculos); teste ortóptico (avaliar se o paciente tem algum desvio ocular ou insuficiência de convergência); tonometria de aplanação (medida da pressão ocular) e fundo de olho.

PERFIL COMPLETO