O tratamento com tampão é recomendado normalmente quando a criança apresenta ambliopia. Consiste na oclusão do olho bom, para que o olho com baixo desenvovimento seja estimulado.

Antigamente era comum o uso de oclusão por periodos maiores de 8hs por dia, inclusive de oclusão total. Atualmente estudos recentes mostraram bons resultados com menor tempo de oclusão (de 2 a 6 hs/dia), o que melhora o convívio social destas crianças.

As horas recomendadas de oclusão devem ser prescritas caso a caso, o médico oftalmologista irá avaliar diversos fatores para decidir o que é melhor para seu filho.

 

Meu filho não fica com o tampão! O que fazer?

É comum que ocorra uma certa resistência ao uso da oclusão pela criança por diversos fatores.

Em crianças maiores o estigma social é o principal deles. Hoje em dia com um número menor de horas prescritos para o uso do tampão a maioria das crianças pode utilizá-lo fora do período escolar o que facilita a adesão ao tratamento. Caso seja necessário o uso da oclusão na escola é importante o auxílio dos educadores para engajar as outras crianças para ajudar o tratamento. É importante conversar com a criança para que ela se envolva com o tratamento e entenda a importancia e o objetivo. Estimular a criança conforme o bom uso da oclusão com prêmios como adesivos e cartazes normalmente aumenta adesão da criança.

Em crianças menores a oclusão pode ser colocada enquanto ela ainda está dormindo, mas é importante que o tempo de tampão seja contado a partir da hora que a criança acorda. Muitas vezes durante o uso do tampão a criança precisa ser distraída por um adulto com brincadeiras diversas. Incluir o uso de videogame, TV, e computadores também é uma forma de estimular o uso. Crianças com ambliopia mais profunda terão mais dificuldade de aderir ao tratamento, já que a visão do olho amblíope pode ser bem baixa. Nestes casos é importante colocar a criança o mais próximo possível da televisão e de suas atividades, e dependendo da visão é importante a supervisão de um adulto durante o uso do tampão para evitar acidentes.

Dra. Andrea Greco Muller

Atendemos crianças, adultos e idosos. E a cada um oferecemos um olhar focado às suas necessidades diárias.

Durante a consulta realizamos exames de acuidade visual e refração (testamos o quanto você enxerga e qual será, caso necessário, o grau dos óculos); teste ortóptico (avaliar se o paciente tem algum desvio ocular ou insuficiência de convergência); tonometria de aplanação (medida da pressão ocular) e fundo de olho.

PERFIL COMPLETO